quinta-feira, 16/10/2025 – 13:28
Pesquisar
Close this search box.

Cooperja acompanha colheita de arroz e atesta a qualidade das sementes e grãos

Por
admin
9 de setembro de 2024

E foi dada largada para colheita do arroz. Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e se destaca em produtividade. Na safra passada (2022/23), a produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare. A safra passada foi um recorde de produção e produtividade, ou seja, a maior quantidade produzida e maior produtividade já registradas no estado.

Entretanto na safra 2023/24 ocorreram precipitações de chuva mais elevadas e frequentes, principalmente na fase de plantio, com níveis acima da média histórica, devido a atuação do fenômeno El Niño. O estado deve produzir 1.183.300 toneladas do grão na safra 2023/24, com uma produtividade média de 8.105 Kg por hectare. A área plantada prevista é 146 mil hectares, conforme a Conab.

“Tivemos uma safra com muitas adversidades climáticas e muitos dias com nebulosidade. Apesar de tudo é louvável todo capricho e dedicação de nossos associados e produtores de sementes juntamente com os profissionais da UBS acompanhando, para no final colher uma boa semente que entrega no campo um bom resultado”, elogia o Gerente da UBS, Celito Mezzari.

Santa Catarina também é um importante estado produtor de sementes de arroz, com produtores organizados por meio da Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz. A Acapsa conta com 16 associados, com predominância de produção de cultivares desenvolvidas pela Epagri.

Na propriedade da família Manenti, apesar das condições adversas durante o plantio do arroz, o clima favorável ajudou na colheita. Kelvin e o pai Leocir são produtores de sementes para a Cooperja e falam de todo atendimento na certificação. “A Cooperja sempre nos apoia e ajuda nas melhores técnicas de manejo para atingir bons resultados, com frequência eles acompanham a área para atestar a qualidade do grão e das sementes produzidas, com isso dando maior segurança e certificação na escolha da semente da cooperativa que é uma das melhores”, destaca Kelvin.